E vamos sem rodeios!
Não sei se você chegou através do vídeo que publicamos em nosso Instagram, ou por outro meio, mas isso não importa, porque o que temos para dizer aqui é que o Google Meu Negócio (ou Google My Business) é uma ferramenta gratuita e importante para todos os negócios.
Com funcionalidades bem bacanas, é possível que seus clientes avaliem seus serviços, atendimento, comentem o que acharam e ainda te ajudem a conquistar relevância, para sua empresa se destacar da concorrência e conquistar ainda mais clientes.
Você pode publicar fotos do estabelecimento, dos seus produtos ou pratos (no caso de um restaurante), e até personalizar o seu perfil com seu logotipo. Lá você ainda pode compartilhar novidades, cadastrar promoções, gerar novas oportunidades, interagir com os seus clientes e muito mais.
O Google Meu Negócio é também uma rede social!
O ponto mais importante aqui é que você vai, além dos benefícios da comunicação com o seu público, aparecer no mapa — tanto no Google Maps, quanto no Waze (ferramenta de GPS muito usada atualmente), ajudando quem busca locais na região, melhores rotas ou quer fugir do trânsito.
Entenda que:
1 – Se você tem um negócio físico local, como padaria, mercado, loja, pet shop, restaurante, mecânica, posto de gasolina, borracharia, salão de beleza etc., é obrigatório ter sua conta no Google Meu Negócio. Isso te ajuda a ser encontrado por pessoas próximas procurando exatamente o que você oferece.
Exemplo:
Se alguém procura por “padaria” no celular, o Google mostrará as padarias mais próximas com base na geolocalização.
2 – Se você tem qualquer outro tipo de negócio (corretora de seguros, agência de viagem, empresa de serviços em geral, indústria, distribuidora, etc.), seja B2B ou B2C, também precisa estar no Google Meu Negócio para alcançar pessoas próximas — mesmo que estejam a quilômetros de distância.
Simulação:
Estou na Vila Hamburguesa (São Paulo) e pesquiso “dentista”. O Google me mostra os mais próximos, com avaliações, distância, botão de acesso ao site, rota e muito mais.
Passo a passo para cadastrar sua empresa:
Passo 1
👉 Acesse Google Meu Negócio e clique em “Comece agora”.
Passo 2
Informe o nome da sua empresa e clique em “Próximo”.
Passo 3
Adicione o endereço do seu negócio e clique em “Próximo”.
Passo 4
Escolha a categoria do seu negócio e continue.
Passo 5
Adicione os dados da empresa.
👉 Dica: Se não tiver site, use o link do Facebook (desde que ele esteja ativo). O Google também oferece a opção de criar um site simples e gratuito.
Passo 6
Permita que os clientes avaliem sua empresa. (Clique em “Sim”).
Passo 7
Finalize o cadastro.
Passo 8
Verifique seu negócio: A opção mais comum é via carta com código de verificação enviada pelo Google para o endereço cadastrado.
Observação importante:
Caso o seu negócio já apareça no Google sem que você tenha feito o cadastro, fique tranquilo!
O Google cria perfis automaticamente, mas você pode reivindicar o perfil existente seguindo as instruções.
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